A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) publicou um resumo das medidas temporárias atualmente em vigor para estudantes internacionais, Study Permit e do PGWP (Post Graduate Work Permit).
Com a introdução de restrições estritas às viagens para controlar o surto do COVID-19 teve um impacto profundo nos programas de imigração do Canadá nos últimos meses. Tais restrições de viagens limitam, entre outras coisas, a entrada de estudantes internacionais no Canadá.
De acordo com a Ordem do Conselho do governo federal, apenas os estudantes internacionais que se enquadram dentre três categorias a seguir podem entrar no Canadá no momento:
- Estudantes internacionais com Study Permit válido sem opções de aulas Online;
- Estudantes internacionais aprovados para permissão de estudo em ou antes de 18 de março de 2020
- Estudantes internacionais vindos dos Estados Unidos.
O Canadá reconhece a importante contribuição que os estudantes internacionais dão à vida social e econômica do país. É por isso que implementou uma série de medidas para garantir que os estudantes internacionais que optam por estudar no Canadá possam fazê-lo.
As mudanças incluem um processo de autorização de estudos em duas etapas e a possibilidade de iniciar os estudos online, com esse tempo contado para a Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP).
Para aqueles que estão seguindo essas mudanças, ou cujas aplicações podem ser afetadas por elas, aqui está uma visão geral consolidada das políticas temporárias atuais relacionadas a estudos no Canadá.
As informações são baseadas nas mais recentes medidas facilitadoras de histórico para apoiar estudantes internacionais afetados pela pandemia COVID-19 publicadas no site do Governo do Canadá.
Permissão ao Study Permit
A pandemia COVID-19 tornou difícil para os estudantes internacionais obterem os documentos de que geralmente precisam para obter autorizações de estudo no Canadá.
Para remediar a situação, o IRCC implementou um processo de aprovação de dois estágios que possibilitou aos estudantes internacionais começarem seu semestre de outono online sem uma permissão de estudo final. Aqueles que não foram capazes de fornecer dados biométricos, os resultados de um exame médico de imigração ou outros documentos exigidos, ainda podem ser considerados para uma autorização de estudo. Os aprovados na primeira etapa já terão atendido a maioria dos critérios para autorização de estudos.
O IRCC declarou que os pedidos completos de autorização de estudo que já foram submetidos serão processados o mais rápido possível.
Os alunos que concluírem com sucesso os dois estágios poderão viajar para o Canadá assim que as restrições de viagem forem eliminadas.
Permissão ao PGWP
Depois que o aluno conclui um programa elegível em uma instituição educacional canadense designada (por exemplo, uma universidade ou faculdade), ele ou ela pode obter uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP) por até três anos. A duração final do PGWP depende de quanto tempo o indivíduo estudou em uma instituição canadense de ensino superior.
Antes da pandemia, o ensino à distância não podia contar para a elegibilidade ao PGWP. O IRCC fez uma série de anúncios nos últimos meses para permitir que o aprendizado online conte para a elegibilidade ao PGWP.
Atualmente, os alunos podem estudar online do exterior até 30 de abril de 2021, sem afetar sua elegibilidade ou a duração de uma futura autorização de trabalho de pós-graduação. No entanto, há uma condição: eles devem ser capazes de concluir pelo menos 50 por cento de seu programa no Canadá.
Além disso, os alunos que estão matriculados em programas de 8 a 12 meses que começaram na primavera, verão ou outono (maio-setembro) semestres de 2020 poderão se inscrever para uma autorização de trabalho de pós-graduação, mesmo que concluam todo o seu programa no exterior.
Finalmente, os alunos que estão matriculados em um programa com data de início entre maio e setembro de 2020, que estudam online até 30 de abril de 2021 e que se formaram em mais de um programa de estudo de qualificação, podem ser capazes de combinar a duração de seus programas de estudo quando se candidatar a um PGWP no futuro. A mesma condição se aplica a alunos nessa situação, o que exige que 50 por cento do total de seus estudos sejam concluídos no Canadá.
Estudantes que estão no Canadá
O IRCC disse que os alunos que já estão no Canadá para os períodos de inverno, primavera e verão não perderão sua elegibilidade para obter um PGWP se forem obrigados a concluir mais de 50 por cento de seu programa online, reduzir seus estudos para meio período ou fazer uma pausa total devido às restrições impostas ao aprendizado em sala de aula como resultado da pandemia.
Vinicius Campos
Espero que tenha gostado do conteúdo e que possa compartilhar a informação se lembrou de alguém durante a leitura.