Mais uma vez o Canadá se encontra estendendo as ordens de emergência que colocam restrições em viagens internacionais para novos visitantes. Tornando a quarentena de 14 dias obrigatória para qualquer pessoa que entrar no país durante tais restrições. As regras de viagem serão estendidas por pelo menos mais um mês, disse o governo.
“Nosso governo está estendendo as restrições existentes às viagens internacionais para o Canadá por um mês – até 30 de setembro de 2020 – para limitar a introdução e disseminação do COVID-19 em nossas comunidades”, disse o ministro da Segurança Pública, Bill Blair, em um tweet enviado na sexta-feira tarde.
“Cidadãos canadenses e residentes permanentes que retornam ao Canadá continuarão a estar sujeitos a medidas de quarentena rígidas.”
Devido as restrições em curso, todas as viagens não essenciais para o Canadá de outros países que não os Estados Unidos estão barradas. Isso inclui qualquer viagem de lazer, como viagens de férias e entretenimento, para cidadãos não canadenses ou residentes permanentes.
Os canadenses que optarem por viajar para o exterior, inclusive para os EUA, serão obrigados a entrar em quarentena ou isolar-se após o retorno. Os trabalhadores essenciais, incluindo profissionais de saúde, tripulações de companhias aéreas e caminhoneiros comerciais continuarão isentos das medidas de quarentena até segunda ordem.
Alguns familiares imediatos de cidadãos canadenses e residentes permanentes também terão permissão para entrar no Canadá por via aérea, porem obrigatório respeitar os 14 dias de isolamento.
O anúncio de sexta-feira também não afeta a fronteira terrestre Canadá-EUA, que permanece fechada para todas as viagens não essenciais até 21 de setembro.
O número de viajantes internacionais que chegam ao Canadá por via aérea aumentou significativamente desde os primeiros meses da pandemia.
Conforme relatado pelo Global News, o número de passageiros internacionais que chegam aos aeroportos canadenses aumentou de cerca de 15.000 por semana no final de abril para 45.000 por semana no início de julho.
As estatísticas mais recentes, fornecidas pela Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá, mostram que cerca de 60.000 passageiros internacionais chegaram ao Canadá todas as semanas durante o mês de agosto. Isso inclui viajantes em voos dos EUA
Mike McNaney, presidente do National Airlines Council of Canada, disse ao Global News em 14 de agosto que acredita que o Canadá deve começar a adotar uma “abordagem baseada no risco” para reabrir a fronteira, em vez de proibir viagens internacionais.
McNaney disse que outros países, incluindo membros da União Europeia, começaram a flexibilizar as restrições para países considerados seguros e com protocolos em vigor para rastrear e monitorar qualquer potencial surto de COVID-19.
“Acreditamos que é o momento apropriado aqui no Canadá para que o governo federal também análise essa abordagem muito direcionada e específica”, disse McNaney.
Teremos que aguardar os próximos anúncios vindo do Governo e aguardar para o melhor.
Espero que tenha gostado do conteúdo e que possa compartilhar a informação se lembrou de alguém durante a leitura.