O Canadá está abrandando as restrições de viagem para membros da família, titulares de um visto de estudo e pessoas que entram por motivos de compaixão.
O fato foi anunciado em uma entrevista coletiva em Ottawa pelos ministros canadenses responsáveis pela imigração, saúde e segurança pública.
O ministro da imigração do Canadá, Marco Mendicino, afirmou que familiares extensos de cidadãos canadenses e residentes permanentes poderão entrar no Canadá a partir de 8 de outubro.
A partir de 20 de outubro, os alunos internacionais matriculados em uma instituição de ensino designada canadense poderão entrar no Canadá, desde que seu DLI tenha um plano de prontidão para COVID-19 que tenha sido examinado pela província ou território onde o DLI está localizado. DLIs são universidades , faculdades e outras instituições de ensino aprovadas pelo governo para receber estudantes internacionais.
Os estrangeiros poderão se inscrever por motivos de compaixão. Esses exemplos incluem viajar para o Canadá para assistir a um funeral, entre vários outros motivos pelos quais alguém poderá solicitar uma isenção de viagem por motivos de compaixão.
Como é o caso de todos os viajantes que chegam, os isentos devem ficar em quarentena por 14 dias ao entrar no Canadá.
Família extensa elegível inclui aqueles que estão em relacionamento exclusivo de longo prazo, filhos dependentes, filhos adultos, irmãos e avós.
Um comunicado de imprensa da Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) afirmou que informações detalhadas serão fornecidas em seu site no dia 8 de outubro. Ele disse que haverá um processo robusto em vigor para membros da família extensa e eles devem solicitar autorização e obtê-la antes de entrar no Canadá.
Antes do anúncio de hoje, o Canadá isentou os seguintes membros da família imediata:
- cônjuges ou companheiros em união estável;
- filhos dependentes;
- filhos dependentes de filhos dependentes;
- pais e padrastos, incluindo sogros; e
- tutores ou tutores.
Na semana passada, o Canadá anunciou que os pedidos de patrocínio conjugal serão acelerados, aumentando o processamento para 6.000 pedidos por mês.
Quando as restrições de viagem inicialmente entraram em vigor, os alunos só poderiam vir para o Canadá se tivessem suas permissões de estudo aprovadas antes de 18 de março.
O Canadá fechou suas fronteiras pela primeira vez entre 18 de março e 30 de junho. Desde então, as restrições de viagens foram estendidas a cada mês. Atualmente, os viajantes dos EUA estão proibidos de viagens não essenciais até 21 de outubro e as restrições de viagens em outros países se estendem até 31 de outubro.
Alguns indivíduos continuam isentos das restrições de viagem do coronavírus, desde que estejam vindo para o Canadá por motivos essenciais, como trabalhar no Canadá ou se reunir com um parente próximo, como seu parceiro.
Após o sucesso inicial na redução de seus casos COVID-19, o Canadá observou um aumento substancial em seus casos diários no mês passado. Quebec, que é a segunda maior província do Canadá em população, relatou mais de 1.000 novas infecções por COVID-19 hoje, que é o maior total desde maio. A maior província do Canadá, Ontário, também está apresentando números crescentes com mais de 700 novas infecções relatadas hoje, o maior desde abril.