
“Mas não é realmente frio?”
Isso é o que muitos dos meus amigos e familiares me perguntam quando descobrem que me mudei para o Canadá. E sim, os invernos canadenses são muito, muito frios – mais do que você pode imaginar. Mas o frio não é a única coisa de que reclamar. Os impostos são muito altos. Antes de me mudar para o Canadá, morei no Kuwait, um país sem impostos, então demorei um pouco para me acostumar. Antes de ser empregado, eu precisava descobrir qual seria minha renda disponível após os impostos. Sempre que eu estava em uma loja, tinha que calcular quanto estaria realmente pagando por um determinado item. O preço exibido nas lojas não inclui imposto sobre vendas. Tive de aprender sobre impostos provinciais e federais, créditos tributários reembolsáveis e não reembolsáveis, bem como outro jargão que eu desconhecia completamente.
Os planos de internet e celular são extremamente caros. Esteja preparado para desembolsar uma quantia significativa todos os meses para seus planos de internet e celular. Atualmente, pago US $ 45 por mês, mais impostos, por chamadas e mensagens de texto ilimitadas, além de meros 5 GB de dados. Isso me traria pelo menos dez vezes os dados de volta para casa.
Meu terceiro problema, com o qual vai demorar um pouco para se acostumar, é a licença remunerada. Os governos provinciais geralmente garantem apenas duas semanas de férias remuneradas todos os anos. Saskatchewan exige três semanas. Alguns empregadores podem oferecer mais tempo de férias remuneradas para serem mais competitivos na contratação. Além das férias remuneradas, os funcionários no Canadá tem direito a apenas cinco dias pessoais, que geralmente são usados para doenças ou emergências. Apenas dois países oferecem menos do que o Canadá em termos de licença remunerada: Japão e Estados Unidos.
A verdade é que nenhum país é isento de falhas. A questão agora é: "por que escolhi me mudar para o Canadá?"
Durante anos, sonhei em me mudar para o Canadá antes de finalmente decidir fazer o processo de inscrição.
Um dos principais motivos pelos quais quis me mudar para cá transcende as coisas materiais. Por causa da liberdade de expressão e das leis de liberdade de expressão do Canadá, morar no Canadá me permite expressar meu verdadeiro eu e ser meu verdadeiro eu. Embora eu seja um defensor da cultura coletiva e de comunidades fortes, também acredito que é importante que as pessoas sejam capazes de se expressar da melhor maneira possível, sem medo de julgamento ou reação. Viver uma vida genuína é insubstituível.
Minha segunda razão pode parecer um pouco clichê – e esse é o sistema de saúde universal gratuito do Canadá. É simplesmente incrível. Algumas pessoas podem reclamar de longos tempos de espera, mas eu preferiria tempos de espera longos a uma conta médica enorme. No Canadá, você receberá atendimento médico de alta qualidade e só terá que se preocupar com a compra de medicamentos, que geralmente são fortemente subsidiados pelos governos provinciais. Ter um sistema de saúde forte à minha disposição me dá a paz de espírito de que preciso, principalmente com minha asma e meu sistema imunológico fraco.
O que mais me atraiu no Canadá em relação a outros países é que ele é absolutamente lindo. Isso é o que eu menciono para amigos e familiares que perguntam sobre como o Canadá é frio. Durante os verões, outonos e primaveras canadenses, o país é incrivelmente belo. De altas montanhas, paisagens majestosas, vida selvagem diversificada, mais de 2 milhões de lagos e 300 bilhões de árvores, há muito para explorar no segundo maior país do mundo.
Minha experiência com Express Entry
Além disso, tive a sorte de aprender sobre o sistema Express Entry através de um amigo meu. Aprendi que seria elegível para me inscrever para a imigração por meio do sistema Express Entry do Canadá, enquanto para alguns outros países, eu precisava ter mais experiência profissional ou uma oferta de emprego. O bom de se mudar para o Canadá é que existem mais de 100 maneiras diferentes de chegar aqui apenas por meio da imigração de classe econômica.
Para criar um perfil no Express Entry você deve enviar os resultados do seu teste de idioma, bem como uma Avaliação de Credencial Educacional (ECA). Optei pelo IELTS (Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa) para meu teste de idioma. Recebi meus resultados após cerca de duas semanas. Quanto ao ECA, usei o WES (World Education Services). Solicitei que minhas universidades enviassem minhas transcrições e diplomas diretamente para a WES e recebi meu ECA após cerca de um mês e meio.
Depois de receber os resultados do meu teste de idioma e meu ECA, criei meu perfil Express Entry. Levei pouco menos de uma hora. Foram solicitadas algumas informações básicas sobre minha situação.
Poucos dias depois, recebi meu convite para me inscrever (ITA). Tive 60 dias para reunir todos os documentos de que precisava. Isso incluía certificados da polícia dos países em que vivi, comprovante de fundos disponíveis, bem como minhas credenciais de educação. Também fui obrigado a divulgar todos os países que visitei nos últimos dez anos.
Depois de enviar minha inscrição, uma espera nervosa terminou depois de pouco mais de cinco meses, quando recebi uma solicitação para enviar meu passaporte no Centro de Solicitação de Visto (VAC) local. Depois de enviar meu passaporte recebi um telefonema para pegar minha Confirmação de Residência Permanente (COPR), bem como meu passaporte com um visto de imigrante canadense anexado.
Foi no carro, logo depois que peguei meu passaporte, que me acertou. Eu senti que poderia finalmente reiniciar minha vida.
Eu voei para Toronto em agosto, o mês mais quente do ano, e fui atingido por uma revelação chocante – o Canadá nem sempre faz frio.
