O departamento de imigração canadense está dando aos residentes temporários outra chance de estender sua estadia no Canadá. Residentes temporários com status válido em ou após 30 de janeiro de 2020, mas cujo status expirou em ou antes de 31 de maio de 2021, terão até 31 de agosto de 2021 para solicitar a restauração de seu status, de acordo com a página do governo canadense.
Esta é uma extensão de uma política pública que entrou em vigor em 14 de julho e que originalmente era válida apenas até 31 de dezembro de 2020. Ela afeta trabalhadores, estudantes e visitantes que estavam no Canadá quando seu status expirou. Normalmente, eles teriam 90 dias para solicitar a restauração de seu status. No entanto, devido a interrupções no serviço causadas pela pandemia do coronavírus, os indivíduos que foram afetados agora tem até o final de agosto para enviar seus aplicativos, caso atendam a certas condições.
Para serem elegíveis para a nova apólice, os candidatos precisam estar no Canadá com status válido entre 30 de janeiro de 2020 e 31 de maio de 2021. Eles devem ter permanecido no Canadá desde a entrada e perderam seu status temporário durante este período. Eles também precisam ter pago as taxas de processamento de inscrição para restaurar seu status de residente temporário.
A política também se estende aos titulares de autorização de trabalho com ofertas de emprego para trabalhar enquanto seu aplicativo está em processamento. Isso pode se aplicar ao seu pedido de autorização de trabalho ou à sua restauração. Se os trabalhadores temporários forem aprovados de acordo com esta política, eles poderão começar seu emprego enquanto aguardam a decisão de restaurar seu status ou obter uma autorização de trabalho.
Para serem elegíveis para esta autorização de trabalho provisória, os estrangeiros precisam apresentar uma autorização de trabalho específica do empregador e um pedido de restauração e pagar todas as taxas. Eles devem ter uma autorização de trabalho válida nos 12 meses anteriores à data em que enviaram seu pedido de restauração. Os estrangeiros precisam ainda pretender trabalhar para o empregador ou ocupação listada na Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) ou na oferta de emprego isenta do LMIA incluída em seu pedido de autorização de trabalho. Para isso, eles devem preencher um formulário da Web do IRCC se candidatando à política pública e solicitarem que a isenção seja aplicada até que uma decisão seja tomada sobre seu pedido de autorização de trabalho.
Aqui está um exemplo hipotético de alguém que pode solicitar uma autorização de trabalho provisória, com base na página da Web de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC).
A licença de Min expirou em 30 de dezembro de 2020 e ela perdeu o status. Ela então apresentou um pedido de permissão de restauração e trabalho dentro de 90 dias após perder seu status, em 1 de março de 2021. Como resultado da política pública, ela pode trabalhar enquanto o IRCC está processando seu pedido de permissão de trabalho.
No entanto, não se aplicaria neste exemplo hipotético.
Oscar é um trabalhador isento de autorização de trabalho que está restaurando seu status e solicitando uma autorização de trabalho com uma oferta de emprego. Porém, ele não teve uma autorização de trabalho válida nos 12 meses anteriores à data em que apresentou seu pedido. Portanto, ele não seria elegível para a autorização de trabalho provisória.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.