O Canadá está tornando o Piloto de Permissão de Trabalho Aberto (OWPP) um programa permanente, para que os cônjuges e parceiros legais dos canadenses possam continuar trabalhando enquanto aguardam seu status de residente permanente.
O programa começou em dezembro de 2014 e expiraria em 31 de julho após sua extensão mais recente. Em vez de definir outra data de validade, o Canadá agora está estendendo o programa de cônjuge até que as alterações regulatórias sejam concluídas para implementar o piloto como política permanente.
A página atualizada da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) disse que o reagrupamento familiar é uma “prioridade central de imigração para o governo do Canadá”. Permitindo que o cônjuge se torne Família Imediata do residente Canadense.
O OWP (Open Work Permit) aplica-se a solicitantes de cônjuges do interior e de lei comum. O patrocínio interior é para casais que já moram juntos no Canadá. O parceiro que está se candidatando à imigração já deve ter um status temporário no Canadá como trabalhador, estudante ou visitante.
Os cônjuges ou parceiros estrangeiros dos canadenses podem solicitar a permissão de trabalho aberta a qualquer momento após solicitarem a residência permanente por meio de patrocínio de classe familiar.
As autorizações de trabalho abertas não estão vinculadas a empregadores específicos, o que significa que eles permitem que trabalhadores estrangeiros trabalhem para qualquer empregador no Canadá, desde que atendam às qualificações da ocupação. Atuando como cônjuge.
Requisitos ao visto OWP para o cônjuge
- Enviar um pedido de residência permanente na classe de cônjuge;
- Ter um cidadão canadense ou cônjuge residente permanente ou parceiro de direito comum que tenha apresentado um pedido de patrocínio em seu nome;
- Morar no mesmo endereço do patrocinador;
- Ter um status de residente temporário válido no Canadá ou um pedido aprovado de status de restauração com autorização para trabalhar.
As pessoas que se inscrevem no OWP podem enviar o pedido de permissão de trabalho ao mesmo tempo que o pedido de Residente Permanente.
Aos cônjuges que se inscrevem no OWP podem enviar o pedido de permissão de trabalho ao mesmo tempo que o pedido de residência permanente.
Também é aceitável enviar a solicitação para o OWP separadamente se os solicitantes já tiverem enviado sua solicitação para residência permanente.
Se os candidatos já tiverem recebido, em princípio, a aprovação de seu pedido de residência permanente, poderão solicitar o OWP on-line. A aprovação em princípio significa que o cônjuge ou o parceiro recebeu uma carta do IRCC informando que atende aos requisitos de elegibilidade para residência permanente, mas ainda não passou nas verificações médicas, de segurança e de antecedentes.
As pessoas que já possuem o OWP devem solicitar a extensão de suas permissões antes que expirem.
Vinicius Campos
Espero que tenha gostado do conteúdo e que possa compartilhar a informação se lembrou de alguém durante a leitura.