Esta é uma ótima notícia para aqueles que estavam sentindo falta das aulas presenciais no Canadá.
As instituições pós-secundárias estão confiantes que a partir do início do outono será possível retomar as atividades no campus. No entanto, é preciso que o cronograma de vacinação canadense seja executado conforme previsto.
O retorno completo das atividades de aprendizagem presencial depende também das autoridades de saúde pública. Porém, algumas universidades já anunciaram oficialmente a volta das atividades em campus em setembro de 2021.
Veja a relação das universidades, por província, que já tem o retorno previsto das aulas presenciais.
In-person classes
Alberta
A University of Alberta planeja receber alunos e funcionários de volta ao campus neste outono de 2021, combinado um modelo de aprendizagem presencial e remoto.
University of Lethbridge também está planejando o retorno das aulas presenciais, mas comunicou que é provável que algumas diretrizes de saúde como o uso de máscaras e distanciamento físico permanecerão em vigor.
Até o momento, a Universidade de Calgary não tomou uma decisão sobre o método de ensino (presencial ou online) para as aulas que terão início no semestre de outono de 2021.
British Columbia
Manitoba
A University of Brandon não divulgou nenhum detalhe sobre o retorno das aulas presenciais.
A secretária administrativa da universidade, Andrea McDaniel, disse em um comunicado à mídia: “Nossa intenção é anunciar um curso de ação para o outono de 2021 com o qual podemos nos comprometer, sem precisar voltar atrás ou girar no meio do curso.”
A University of Manitoba está planejando voltar o ensino presencial através de turmas reduzidas, com no máximo 20 alunos. Já as aulas de laboratório serão limitadas a no máximo 25 alunos.
Classes maiores continuarão operando remotamente.
New Brunswick
A St. Thomas University está planejando oferecer aulas online e presenciais para o outono de 2021.
A universidade fará um anúncio final entre maio e junho de 2021.
Newfoundland and Labrador
A Memorial University já está retomando o trabalho do grupo de pesquisa presencial. Espera-se que a universidade anuncie em breve a volta das aulas no campus para este outono.
Ontario
A University of Toronto tem como objetivo permitir o ensino presencial no outono de 2021, assim como o retorno do corpo docente e funcionários ao campus.
Brock University está planejando oferecer cursos no campus, incluindo laboratórios e outros tipos de aprendizagem experimental, seminários de pós-graduação e aulas de graduação.
A University of Ottawa espera fornecer uma experiência completa no campus, oferecendo mais aulaus presenciais e/ou em formato híbrido.
A universidade também vai equipar as salas de aula com tecnologia que permitirá o ensino presencial e de videoconferência simultaneamente.
Western University está planejando retornar ao ensino presencial e oferecer mais atividades no campus.
A University of Windsor também está planejando um retorno parcial da programação presencial, assim como atividades no campus no outono de 2021.
Prince Edward Island
Espera-se que a University of Prince Edward Island retorne a um ambiente de ensino e aprendizagem presencial neste outono, de acordo com a CBC.
Quebec
Quebec havia anunciado em fevereiro de 2021 que universidades e CEGEPs (Collège d’enseignement général et professionnel) poderiam gradualmente retornar ao ensino presencial um dia por semana.
As medidas de distanciamento físico devem ser respeitadas dentro e fora da aula, e os alunos e funcionários devem usar máscaras faciais emitidas pelo governo em todos os momentos.
A McGill University promete voltar às aulas presenciais em setembro de 2021.
Alguns cursos continuarão a incorporar o ensino online, mas a universidade diz que os alunos e funcionários devem se preparar para retornar aos “ritmos mais regulares” das atividades no campus.
Concordia University anunciará oficialmente em maio sobre um possível retorno das atividades em campus, mas está considerando oferecer uma mistura de aulas presenciais e online.
Saskatchewan
A University of Saskatchewan está planejando trazer de volta algum nível de ensino presencial neste outono.
O reitor da universidade, Peter Stoicheff, disse que devido às incertezas em torno da implantação da vacina é muito cedo para dizer o que será oferecido no campus.
No entanto, ele espera um retorno total às aulas presenciais no semestre de inverno de 2022.
Deseja mais informações sobre escolas e universidades no Canadá fale com um de nossos consultores.