O Canadá está estudando a possibilidade de diminuir as restrições de viagem para estudantes internacionais a tempo do semestre do outono de 2020. Com uma carta feita pelo Ministro Marco Mendicino o mesmo explica como isso poderá funcionar.
Desde 18 de março, os estudantes internacionais não conseguem entrar no Canadá, a menos que possuam uma permissão de estudo válida até essa data.
Alguns dias atrás, os estudantes dos EUA foram adicionados à lista de isenções, embora precisem atender a certos critérios para poder entrar no Canadá. O que após a validação desta carta, pode ser validada a estudantes além dos EUA.
A carta sem data é assinada pelo ministro da imigração do Canadá, Marco Mendicino, e pelo ministro da Saúde, Patty Hajdu, mas pede aos destinatários que respondam à carta até sexta-feira, 24 de julho de 2020.
O objetivo da carta é que os dois ministros acordem um diálogo com os governos provinciais e territoriais do Canadá, bem como com as Instituições de Ensino Designadas (DLIs), sobre maneiras de receber com segurança mais estudantes internacionais no país nos próximos meses. Isentando alguns das Restrições de Viagem atuais.
Em sua carta, no entanto, os ministros Mendicino e Hajdu escrevem que reconhecem a importância dos estudantes internacionais para o ambiente, a sociedade e a economia do Canadá.
Com isso, os ministros explicam que os dois níveis de governo e DLIs “… devem se comprometer coletivamente e adotar uma abordagem coordenada, clara e bem comunicada para apoiar a saúde e a segurança dos estudantes e do público canadense”.
Regras que podem isentar o estudante das Restrições de Viagem:
- Prova de que o aluno está isento das restrições de viagem e está viajando com um objetivo não opcional ou não discricionário.
- Se o aluno já estiver morando no Canadá (Observação: não é necessário morar no Canadá, mas isso pode ajudar a demonstrar que sua entrada no Canadá é por um motivo não opcional).
- Se o aluno conseguir completar um período de quarentena de 14 dias assim que chegar ao seu destino no Canadá.
- Se o aluno começará a estudar depois de concluir a quarentena.
- Se o aluno precisar estar no Canadá para o seu programa (por exemplo, para oficinas ou laboratórios).
- Se a escola do aluno não oferecer a opção de continuar seus estudos on-line ou se não for possível para ele estudar on-line em seu país de origem devido a restrições da Internet ou limitações de Banda Larga.
As restrições de viagem do Canadá estão em vigor até 31 de julho.
Portanto, podemos aprender nos próximos dias se o Canadá seguirá em frente e introduzirá as isenções para os alunos.
O IRCC possui um novo processo para Study Permit em duas etapas, que permite que os alunos obtenham pré-aprovação para suas permissões de estudo, para que possam iniciar seus programas canadenses on-line em um DLI.
Eles poderiam vir ao Canadá, desde que apresentassem um pedido de permissão de estudo concluído, aprovado e que as restrições de viagem fossem levantadas.
Além disso, os alunos podem estudar on-line e contar com esse tempo para se qualificar para a Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP). O PGWP pode ajudá-los a se qualificar para a residência permanente no Canadá.
Vinicius Campos
Espero que tenha gostado do conteúdo e que possa compartilhar a informação se lembrou de alguém durante a leitura.