A pandemia de coronavírus atrapalhou severamente o sistema de imigração do Canadá desde que as restrições foram introduzidas pela primeira vez, em março de 2020.
O governo federal do Canadá reagiu restringindo as viagens internacionais e fechando a fronteira Canadá-EUA. A maioria das medidas tomadas ainda está em vigor oito meses depois e, provavelmente, permanecerá até 2021.
As políticas do COVID-19 limitaram severamente a capacidade do Canadá de acolher novos residentes permanentes e pessoas com visto aprovado, tanto de trabalho quanto de estudo.
Ottawa tinha um plano para receber 341.000 novos imigrantes em 2020, uma meta que não será cumprida dada a probabilidade de que as restrições de viagens e fechamento das fronteiras permaneçam em vigor até 2021.
O governo federal planeja aumentar significativamente os níveis de imigração de 2021 a 2023 para compensar o déficit de 2020 e estimular a recuperação econômica do Canadá. O recente plano de níveis de imigração apresentado pelo Ministro da Imigração, Marco Mendicino, permite a chegada de mais de 400.000 novos residentes permanentes por ano nos próximos três anos.
No entanto, ainda há dúvidas significativas sobre quando as restrições de viagens e fronteiras serão suspensas, visto que as contaminações pelo vírus estão aumentando em todo o Canadá. As boas notícias recentes sobre testes de vacinas bem-sucedidos forneceram esperança de que o mundo poderia começar a retornar à normalidade em meados de 2021.
Quais estrangeiros podem viajar para o Canadá?
As restrições de viagens significam que apenas estrangeiros em um número limitado de categorias têm permissão para entrar no Canadá.
Aqueles que podem viajar incluem:
- Familiares imediatos de cidadãos canadenses e residentes permanentes que permanecerem no Canadá por 15 dias ou mais.
- Parentes de cidadãos canadenses e residentes permanentes que permanecerem no Canadá por 15 dias ou mais.
- Pessoa autorizada a viajar por motivos de compaixão.
- Outros estrangeiros
- Certas pessoas já aprovadas para residência permanente.
- Certos trabalhadores estrangeiros temporários.
- Certos alunos internacionais.
- Outras categorias, incluindo passageiros em trânsito, alguns membros da família de residentes temporários e tripulantes de voo.
Todos os viajantes devem ficar em quarentena por 14 dias na chegada e apresentar um plano viável para essa quarentena ao oficial da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA) na fronteira. O plano deve incluir como eles pretendem se deslocar do aeroporto, onde ficarão isolados e como terão acesso a necessidades básicas, como alimentação.
Certos grupos estão isentos da necessidade de quarentena, como motoristas de caminhão que cruzam a fronteira do Canadá com os EUA.
Residência Permanente no Canadá e COVID-19
O número de chegadas de residentes permanentes despencou em 2020 em comparação com 2019. Nos primeiros nove meses do ano, 143.465 recém-chegados chegaram, em comparação com 263.945 em 2019.
A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) ainda está aceitando inscrições de residentes permanentes, embora não possa fornecer um tempo estimado de processamento. As inscrições de cidadãos que tentam retornar ao Canadá, pessoas vulneráveis e pessoas que realizam serviços essenciais estão sendo priorizadas.
Os candidatos são obrigados a enviar uma inscrição completa e são aconselhados a esperar para se inscrever caso não consigam reunir todos os documentos exigidos devido às restrições do COVID-19.
Alguns dos documentos que causam dificuldades incluem certificados policiais, biometria, passaportes e exames médicos, e os candidatos estão recebendo uma prorrogação contínua de 90 dias, caso seu pedido seja retido.
Os testes de idiomas foram inicialmente suspensos em março, embora alguns centros de testes tenham sido reabertos nos últimos oito meses. Os candidatos já aprovados para residência permanente não podem entrar no Canadá, a menos que estejam cobertos por uma isenção às restrições de viagem.
Os candidatos estão isentos se:
- Sua residência permanente foi confirmada antes de 18 de março de 2020.
- Sua residência permanente foi confirmada após 18 de março de 2020 e eles são familiares imediatos patrocinados por um cidadão ou residente permanente.
- Eles estão morando nos EUA e vindo diretamente para o Canadá.
Os candidatos somente atendem as isenções acima se vierem ao Canadá para se estabelecer permanentemente. Eles devem ficar em quarentena por 14 dias e, se viajarem de avião, passar por um exame de saúde da companhia aérea.
Express Entry e COVID-19
O Canadá continuou a emitir convites para inscrição (ITAs) por meio do sistema de Express Entry, apesar das restrições em vigor devido à pandemia.
De fato, 2020 foi um ano recorde, com o Canadá emitindo mais de 92.000 ITAs para futuros trabalhadores qualificados imigrantes.
Inicialmente, o IRCC passou a convidar apenas candidatos do Canadian Experience Class e do Provincial Nominee Program, considerando-os mais propensos a já estarem no Canadá e, portanto, não sujeitos a restrições de viagem.
No entanto, após a retomada inicial em julho, os sorteios de todos os programas voltaram a ser a norma desde o início de setembro. Devido à pandemia, os candidatos que recebem um ITA atualmente tem 90 dias para enviar a inscrição completa.
Imigração Provincial e COVID-19
Os programas de imigração provinciais do Canadá reagiram de maneiras diferentes à crise do coronavírus. Medidas foram implementadas pela maioria das províncias para ajudar os candidatos afetados pela pandemia.
Em setembro, o IRCC anunciou que os candidatos do Provincial Nominee Program que perderam suas ofertas de emprego devido ao coronavírus tem um ano para encontrar um novo emprego e ainda se qualificar para a imigração do Canadá. Embora a maioria das províncias tenham trabalhado para voltar a emitir convites para se inscrever e nomeações provinciais regularmente, apenas Alberta anunciou que planeja limitar a imigração para ajudar a fornecer empregos para os moradores durante a recuperação.
Cidadania e COVID-19
O número de pessoas que se tornaram cidadãos canadenses foi efetivamente interrompido durante a pandemia. Cerimônias de confirmação de cidadania e testes de cidadania foram totalmente suspensos. Embora um número limitado de cerimônias esteja acontecendo online, os testes de idioma e conhecimentos ainda não foram retomados. Nos primeiros seis meses de 2020, um total de 62.696 pessoas se tornaram cidadãos canadenses, em comparação com 127.580 no mesmo período de 2019.
Trabalhadores Temporários e COVID-19
O Canadá rapidamente introduziu uma isenção às restrições de viagem para trabalhadores temporários, logo após as restrições de viagem e o fechamento da fronteira terem sido implementados em março. Isso foi em reconhecimento ao papel vital que os trabalhadores temporários desempenham para manter a economia do Canadá funcionando, incluindo o trabalho em fazendas para manter o abastecimento de alimentos.
Os trabalhadores temporários que vêm para o Canadá estão isentos de restrições de viagem, desde que sua viagem seja essencial. Eles são considerados essenciais se tiverem uma autorização de trabalho válida e normalmente morarem no Canadá, ou se tiverem uma carta de apresentação para uma autorização de trabalho, uma oferta de trabalho válida e estiverem prontos para começar a trabalhar após a quarentena de 14 dias.
Como resultado da isenção, o número de trabalhadores temporários não caiu tão drasticamente quanto o número de novos residentes permanentes.
Por meio do Programa de Mobilidade Internacional, chegaram 127.230 trabalhadores temporários nos primeiros oito meses de 2020, em comparação à 193.860 no mesmo período de 2019.
Por meio do Programa de Trabalho Temporário de Estrangeiro, chegaram 66.175 trabalhadores temporários nos primeiros oito meses de 2020, ante 78.195 no mesmo período de 2019.
Estudantes internacionais e COVID-19
Os estudantes internacionais foram sujeitos a uma série de mudanças de política durante a crise do COVID-19.
A partir de 20 de outubro de 2020, os estudantes internacionais foram autorizados a viajar para o Canadá, desde que estejam frequentando uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI) com um plano de prontidão para COVID-19 aprovado pelo governo provincial ou territorial. Eles ainda devem ficar em quarentena por 14 dias na chegada.
Inicialmente, os alunos internacionais tinham permissão para viajar para o Canadá, desde que sua Permissão de Estudo fosse concedida antes de 18 de março de 2020.
Um novo processo de duas etapas foi introduzido para alunos a partir do outono de 2020 que tiveram que começar seus cursos online. O processo envolveu a aprovação em princípio para candidatos que iniciam seus estudos online, com aprovação total a ser concedida em uma data posterior, quando o candidato chegar ao Canadá.
Também foram feitas alterações na Permissão de Trabalho de Pós-Graduação para alunos que precisavam passar a fazer seus cursos online.
Os alunos em uma das seguintes categorias permanecem elegíveis para o PGWP se pelo menos metade de seu programa for concluído no Canadá:
- Portadores de permissão de estudo que já iniciaram seus estudos no Canadá, mas deixaram o Canadá e continuam seus cursos online.
- Candidatos aprovados para uma autorização de estudo para um programa que começa na primavera, verão ou outono de 2020, que começarão seu programa online em vez de tentar viajar para o Canadá.
Imigração do Canadá e COVID-19: O Futuro
O governo federal do Canadá, assim como Quebec, anunciou planos para aumentar a imigração a partir de 2021, assim que a pandemia do coronavírus diminuir.
A questão importante é: quando será isso?
O número de casos está aumentando atualmente no Canadá, o que significa que não há sinal de que as restrições a viagens internacionais sejam atenuadas ou a abertura da fronteira Canadá-EUA.
Com as notícias recentes sobre vacinas positivas, é possível começar a pensar em quando a pandemia diminuirá e a vida normal poderá ser retomada.
O mais rápido que pode acontecer parece ser a primavera ou o início do verão de 2021.
Quando isso finalmente acontecer, espere que o número de imigração do Canadá aumente rapidamente, à medida que a estratégia de recuperação alimentada pela imigração for colocada em prática.