“Um memorando enviado aos funcionários que lidam com os pedidos do CERB diz que a condição é renunciada ‘efetiva imediatamente’ e que os agentes ‘são necessários apenas para obter verbalmente os detalhes da permissão de trabalho’ “
Durante a epidemia do COVID-19, o Canadá vem tomando medidas para beneficiar as pessoas que necessitam neste momento. Por tal motivo, facilidades no CERB são aplicáveis.
O Governo da Província de Ottawa decidiu facilitar o acesso ao benefício do CERB para estudantes internacionais e outros residentes temporários, recuando alguns passos de verificação para que o processo seja mais ‘imediato e eficaz’.
Anteriormente a isso, era necessário realizar maiores passos até concluir a aplicação do auxílio.
Assim então, sendo mandatório realizar o envio por E-mail de documentos como Work Permit/Study Permit ou a confirmação que já aplicou para a extensão dos mesmos, para que assim a validação do processo fosse validada.
Portanto, após tal ‘recuamento’ o solicitante somente precisa realizar uma ligação para o número 1 (800) 959-2019 e realizar a aplicação ou reaplicação do CERB. Assim os agentes devem agora apenas ‘solicitar os dados necessários verbalmente’ para confirmação do processo.
Regras anteriores ao benefício ainda se aplicam. E tal condição só foi alterada para aquelas que tem como inicio o número em série 900- no Social Insurance Number. Ou seja, estudantes com permissão de trabalho e residentes temporários.
Por mais que não se saiba ao certo como o benefício será finalizado, o governo lembra que o dinheiro não será inteiramente gratuito. Todos terão que apresentar no ano seguinte, sendo imigrantes ou não, em forma de T4 provida pelo governo, durante a realização de impostos devolvendo a taxa de impostos, já que o benefício recebido é livre de impostos.
Caso a pessoa que tiver recebido o CERB, qualquer a quantia que for, não corresponder as regras ao beneficio, terá que pagar o valor integral do beneficio recebido.
Tal pagamento poderá ser feito até 31 de Dezembro de 2020 para devolução parcial ou integral do CERB.
Por mais que atualmente seja ‘fácil’ pegar o benefício, Trudeau afirmou que tais pessoas não serão isentas de ‘aplicar e abusar do CERB’. O governo irá proclamar o dinheiro de volta futuramente. Porém a prioridade agora é ajudar e ‘entregar cheques o mais rápido possível’.
Como mencionado anteriormente, para aplicação do CERB você deve recorrer a todos os requisitos e se certificar que se encaixa nos mesmos. Mesmo após a mudança na aplicação.
Citando rapidamente os mais básicos são:
– Estar legalmente residindo no Canadá;
– Não se demitiu ou parou de trabalhar voluntariamente;
– Caso continue trabalhando e suas horas semanais foram reduzidas, seu recebimento mensal deve ser de no máximo 1,000$ CAD
– Ficou incapacitado de trabalhar por conta do COVID-19, como exemplo ficou de quarentena ou necessitou cuidar de alguém doente.
O que no ultimo caso, vale lembrar que são 500$ CAD por semana. Por tanto, no caso de ter ficado 14 dias de quarentena como exemplo, você receberia os 2,000$ CAD, porém terá que retribuir o valor até 31 de Dezembro de 2020.
Se em caso tenha alguma dúvida, e deseja alterar seu status no Canadá entre em contato conosco. Nossa consultoria é gratuita.